***** CONSELHO DE SEGURANÇA REALIZA REUNIÃO VIRTUAL COM AUTORIDADES E SOCIEDADE CIVIL ***** 


       Obedecendo ao decreto n. 46970, de 13 de março de 2020, e assim evitando atividades presenciais que envolvam aglomeração de pessoas, a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói realizou, na última quinta-feira (4) uma reunião extraordinária, on line, com duas horas de duração e participação das autoridades policiais e convidados representando a sociedade civil organizada. 

     Aproveitando o resultado positivo da ação da força de segurança local do dia 31 de maio (domingo) em que o 12BPM, junto a equipes do programa Niterói Presente, em parceria com a 79DP (Jurujuba) e auxílio do CISP ( Centro Integrado de Segurança Pública) durante um cerco tático capturaram uma quadrilha responsável pelo controle do tráfico de drogas na região, em confronto armado sem nenhum inocente ferido, o comandante do 12 Batalhão, Sylvio Guerra divulgou o índice de criminalidade atualizado e, em poucas palavras, classificou o dia de enfrentamento:

"Bem perto da perfeição diante dos atos em si." (CMT Guerra)

1) Crimes violentos -         Abril 2020: 8
                                              Abril 2019: 5

2) Roubo de celular -        Abril 2020: 22
                                             Abril 2019: 60

3) Roubo de rua -              Abril 2020: 113
                                            Abril 2019:  372

4) Roubo a transeuntes -  Abril 2020: 87
                                             Abril 2019: 301

5) Roubo a coletivos -       Abril 2020: 4
                                              Abril 2029: 11

6) Roubo a estabelecimentos
     comerciais -                   Abril 2020: 18
                                              Abril 2019: 24

7) Roubo à residência -     Abril 2020: 5
                                              Abril 2019: 16

8) Roubo de carga -           Abril  2020: 8
                                              Abril 2019: 13

      Apesar dos números favoráveis, o aumento dos crimes virtuais durante o período de pandemia preocupa as autoridades pois as vítimas, muitas das vezes, caem no golpe ainda por falta de informação. Assim como a violência contra a mulher tem ganhado maior atenção. 
     De acordo com a Dra. Raíssa, delegada titular da 77DP (Icaraí até o dia 05/06), em caso de clonagem de aplicativo de celular não há necessidade de ir na delegacia, basta abrir o registro de ocorrência on line contando os fatos em detalhes. 
     Sobre os testes para policiais detectarem contaminação por covid- 19, foi explicado pelo coronel Paulo Henrique (Seop) que todos os profissionais da segurança têm direito a  realizar desde que comprovem os sintomas. Não precisa morar em Niterói, basta atuar na cidade. 
     Houve ampliação no programa Niterói Presente e hoje, os munícipes contam com a atuação dos policiais no bairro do Barreto e breve, na Região Oceânica.
      Para encerrar a reunião,  o coronel Gilson Chagas (GGIM) também explicou o protocolo de atendimento em caso de óbito em casa: 
     " O Samu atesta o óbito. Quando não tem característica de crime é a prefeitura que faz o transporte do corpo e até o sepultamento. Pode ligar para o 153 pois já existe regulamentação. A polícia militar e a guarda municipal, quando solicitados, podem identificar o caso e acionar o sistema. Em caso de ausência de documentação do falecido, quem recolhe o corpo é a secretaria de obras." (Cel. Gilson Chagas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Social

Nao perca!

AGOSTO LILÁS