* Niterói reduz para 8 semanas o intervalo entre a primeira e a segunda doses da vacina contra a Covid-19 *


Dose de reforço em idosos também foi antecipada, de seis para três meses após a segunda dose

       A Prefeitura de Niterói iniciou na terça-feira (28) a antecipação do calendário da segunda dose da vacina contra a Covid-19. O intervalo entre a primeira dose e a segunda aplicação foi reduzido de 12 para oito semanas. A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói quer acelerar o calendário para vacinar o maior número de moradores e garantir boa cobertura vacinal no município. A antecipação foi autorizada pelo Ministério da Saúde.

Niterói já concluiu a imunização contra a Covid-19 em 62,4% da população (duas doses ou dose única). A cidade é a primeira do estado a ultrapassar a marca de 50% de população totalmente imunizada e o índice é superior ao alcançado até segunda-feira (28) pelos estados brasileiros.

“Avançamos no calendário e com qualidade, garantindo uma das maiores coberturas vacinais do estado do Rio de Janeiro. Agora, que temos uma cobertura de primeira e segunda dose expressiva, é hora de avançar na dose de reforço e também antecipando o intervalo entre a primeira e a segunda dose. O esquema vacinal completo garante uma maior proteção contra casos graves e óbitos. A vacinação completa também diminui a taxa de transmissão e contribui para a redução da circulação do vírus, ampliando nossa capacidade de controle da pandemia”, explica o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Para as vacinas da Pfizer e AstraZeneca, a recomendação era de manter um intervalo de 12 semanas entre a aplicação da primeira e da segunda dose. Mas o surgimento de variantes da Covid-19 com maior poder de transmissão, como a Delta, levou as autoridades sanitárias a mudarem a estratégia de combate à doença para acelerar a imunização da população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Social

Nao perca!

AGOSTO LILÁS