MORRE O ÍCONE DO FUTEBOL BRASILEIRO
Zagallo, tetracampeão pelo Brasil, eternamente ídolo
Grande vencedor no futebol, dentro e fora de campo, Zagallo detém o recorde de títulos das Copas do Mundo FIFA em geral.
Vitorioso como jogador em 1958 e 1962, ganhou a competição como treinador em 1970 (sendo, até hoje, uma das três únicas pessoas a conquistarem a Copa como jogador e como treinador) e depois como coordenador técnico em 1994, totalizando quatro conquistas em três funções diferentes.
O Velho Lobo ainda treinou o Brasil em 1974 e 1998 (durante o último, obteve um vice-campeonato) e foi novamente coordenador técnico da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo FIFA de 2006, compondo a comissão técnica de Carlos Alberto Parreira, reeditando a parceria de 1994, dessa vez sem sucesso. Foram cinco finais em sete participações nas Copas do Mundo.
Por suas contribuições ao futebol, recebeu a Ordem de Mérito da FIFA em 1992, a mais alta honraria da FIFA. Já em 2013, foi eleito o 9.º melhor treinador de todos os tempos pela revista Soccer Magazine.
O ex-jogador e técnico Mario Jorge Lobo Zagallo morreu, na noite desta sexta-feira (5/1), aos 92 anos. O fato foi confirmado pelas redes sociais do ex-atleta neste sábado (6). A última publicação das redes sociais de Zagallo foi feita no dia 1º de setembro de 2023, e neste post era comemorada a recuperação do atleta.
“Que alegria! Depois de 22 dias internado tratando de infecção urinária, tive alta e voltei para casa! Queria agradecer a cada pessoa que, de alguma maneira, participou da minha recuperação! Um agradecimento especial para a minha médica, a Dr.ᵃ Marcia Ladeira, e sua equipe de enfermagem do semi-intensivo!”
“Seguimos mais fortes do que nunca! Obrigado a todos pelas mensagens e pelo carinho! 'Zagallo de alta' tem 13 letras! Vocês vão ter que me engolir! O velho lobo está on”.
Zagallo nasceu em Maceió, em Alagoas, em 9 de agosto de 1931. Foi na infância, quando se mudou para o Rio de Janeiro, que ele descobriu a paixão pelo futebol. Aos 17 anos, Zagallo passou a jogar pelo América Futebol Clube. Dois anos depois, ele entrou nas categorias de base do Flamengo, foi ídolo do botafogo e, depois de muitas vitórias, teve seu nome reconhecido e consagrado pelos torcedores de todos os times.
Zagallo também trabalhou como comentarista esportivo da Globo nas Copas de 1986 e 2002. Foi casado com Alcina de Castro de 1955 a 2012 e teve Maria Emilia, Paulo Jorge, Mário César e Maria Cristina.
Descanse em paz, velho lobo.
@seguidores
Comentários
Postar um comentário