NOVO SECRETÁRIO DE ORDEM PÚBLICA É APRESENTADO OFICIALMENTE NA REUNIÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DE NITERÓI
Coronel Gilson Chagas retorna ao cargo depois de 8 anos
A primeira reunião do ano do Conselho de Segurança de Niterói (CCS AISP 12), aconteceu na última quarta-feira (8), conduzida pelo presidente Francis Leonardo, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e foi dedicada à apresentação do Cel. Gilson Chagas, novo Secretário de Ordem Pública de Niterói e o subsecretário Major David Costa, que participou da implementação do Programa Segurança Presente na cidade.
Cel. Gilson Chagas comandou o 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Niterói de 2013 a 2015, período que a região enfrentava uma crise na segurança pública. Saudoso, recordou as etapas de progresso que a cidade conquistou graças a integração das forças de segurança, sobre a atuação da Guarda Municipal e a funcionalidade do CISP:
“Quando comparamos Niterói com os demais municípios da Região Metropolitana, verificamos que estamos na contramão no município do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Itaboraí e lugares da Região Metropolitana. Isso se deu devido a muito trabalho, muita integração das forças de segurança. Foi um trabalho árduo, continua sendo e temos novos desafios a serem enfrentados como a questão da população de rua e os furtos no Centro da cidade. Em 2013, a guarda municipal tinha 250 homens. Hoje temos mais de 700 e vamos chegar a mil. É um investimento de segurança pública do município. Com o Cisp, conseguimos monitorar a cidade e desenvolver na criminalidade a consciência de que a cidade estava sendo monitorada e os carros que são roubados são recuperados com uma velocidade muito grande; graças ao empenho dessas equipes. Os guardas municipais no CISP, mas principalmente a polícia militar e a polícia civil, estão trabalhando firme nisso.”
O Comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar de Niterói, Cel. Oliveira, apresentou os números dos indicadores de criminalidade em um comparativo dos últimos três anos, o balanço da operação Revéillon de Icaraí e enfatizou a importância da participação da sociedade civil organizada nas reuniões do CCS:
“Estou começando 2025 com novos desafios. Gostaria de parabenizar a todos que participam do Conselho. É o principal espaço democrático para a formação de políticas públicas para a segurança. Então, quem está aqui, está buscando construir a cidadania. É onde a população pode participar. Uma espécie de contrato social. Onde a população pode exigir, pode sugerir e o Estado e os órgãos do Município, começam a ouvir essas demandas da população. Porque não adianta a gente elaborar o nosso planejamento operacional, nossas ações com base em estatística fria pois, muitas vezes, não representa a realidade daquela comunidade... É importante a gente considerar a estatística, mas também, ouvir a voz do povo.”
Participantes enviaram suas demandas e personalidades da política prestigiaram a reunião representando moradores, como o deputado federal Roberto Monteiro e a vereadora Fernanda Louback; ambos do partido Liberal (PL). Compuseram a mesa diretora o representante do Programa Segurança Presente, Subtenente Bandeira, Major David, subsecretário da SEOP, Cel. Gilson Chagas, Secretário de Ordem Pública, o CMT do 12BPM de Niterói, Cel. Oliveira, Hudson Martins, representando a 78DP, Dr. Deoclides F. de Assis Filho, delegado de polícia da 81DP, Dr. Eliezer Lourenço Costa, delegado da 79DP, Dr. Vilson de Almeida Silva, Delegado Titular da 77DP e o Presidente do Conselho de Segurança de Niterói, Francis Leonardo.
A próxima reunião está prevista para acontecer dia 12 de fevereiro.
Comentários
Postar um comentário