***** Audiência Pública sobre violência em debate na Câmara de Niterói *****



          Mais uma vez a Câmara de Vereadores de Niterói abre espaço ao debate em torno da segurança pública. Na noite da última quarta-feira (20 de junho), em audiência requerida, organizada e presidida pelo vereador Sandro Araújo (PPS), autoridades, pesquisadores, lideranças de classe e demais interessados no tema falaram sobre seus pontos de vista.

            Além de Sandro Araújo, formaram a mesa o professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Kant de Lima; Luís Antônio Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais; o tenente-coronel Márcio Guimarães, atual comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar; e a coordenadora do Pacto Niterói pela Paz, Graça Raphael. Também participaram os vereadores Paulo Eduardo Gomes e Talíria Petrone, ambos do PSOL.

            Para o professor Kant a desigualdade de direitos entre as diversas camadas da população é fator que impulsiona a violência. “Em 1870 nosso Código Penal foi reformado e separaram a segurança pública do Direito Penal. A nossa sociedade, desde sempre, iguala deveres e não direitos. Entender a natureza e combater os preconceitos que geram conflitos é fundamental no processo da segurança. Fala-se muito em educação, o que é importante, de fato. No entanto, os que comandam a sociedade carecem mais de educação do que os comandados”, disse o pesquisador de segurança. Kant atua no Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Social

Nao perca!

AGOSTO LILÁS