Trégua zero para o tráfico de drogas. Trégua zero aos marginais! 


     "Drogadição nas ruas de Niterói" foi o tema da reunião na manhã desta quarta-feira (6) do Conselho de Segurança Pública Municipal. Realizada na sede do CDL, localizada no Centro, contou com a primeira participação do novo comandante do 12BPM, Cel. Sylvio Guerra, que já deixou bem claro como está atuando na região:

     " Trégua zero aos marginais. Trégua zero ao tráfico de drogas, não sei trabalhar diferente disso. Não sou recebido com flores, senão, eu daria flores. Como sou recebido à bala, eu dou bala!"

          Mesmo com pouco tempo no comando do batalhão conhecido como Treme Terra, Comandante Guerra já realizou operações em parceria com a 77DP, 78DP e 76DP, nas comunidades, combatendo a venda de drogas e pede a colaboração mais ativa dos moradores para utilizar o serviço do disque-denúncia. Recentemente, a Prefeitura de Niterói, durante o Pacto contra a violência, começou a investir financeiramente no departamento de denúncias para garantir uma estrutura de atendimento exclusivo para a cidade e, ao mesmo tempo, uma lei aprovada na Câmara Municipal obriga os comerciantes a  divulgar uma publicidade (adquirida gratuitamente) com os números de contato em seus estabelecimentos. 
Esta ferramenta ainda é pouco utilizada mas a situação pode ter uma leitura boa:

     "A interação dos moradores com o Batalhão é muito mais direta... O volume percentual que chega no disque-denúncia é muito pouco. O importante é que esclareça ao cidadão que ele tem vários canais. O que o comandante quer é que chegue o dado pra ele trabalhar", explicou o Coronel Paulo Henrique do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).


     Pela primeira vez também a diretoria do Conselho recebeu o presidente da OAB Niterói, Dr. Claudio Vianna, recém empossado na instituição, que enfatizou a importância do trabalho realizado na audiência pública:

     "Nós também devemos ser a voz deste Conselho para a nossa comunidade. A OAB Niterói está se reestruturando para, através de suas comissões, participar de forma ativa e parceira."

Durante o encontro, Dra. Rayssa, delgada titular da 77DP (Icaraí), citou a recente mudança de atendimento:

     "A Central de flagrantes que era bipartida entre duas unidades (77DP e 76DP) passou integralmente para a 76DP", sendo assim, não haverá mais delegado de plantão na unidade.

          Dr. Marcos Peralta é o novo delegado titular da 79DP - Jurujuba, defende a união nas ações da polícia e demais instituições coligadas e comentou sobre o principal problema enfrentado na sua área:

     "A nossa meta é a integração com a polícia militar, com a guarda municipal, corpo de bombeiros... Pessoas estão sendo expulsas de suas residências. Nós somos sensíveis a esta realidade e queremos fazer a nossa parte."

     A DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e o adolescente), está trabalhando na apuração dos atos infracionais praticados por menores, assim como quando o menor é a vítima em casos de pedofilia e estupro de vulnerável.
     Muitos moradores de rua abordados não querem ir para o abrigo alegando conseguir apoio nas ruas com cigarros, cobertores e colchões (descartados depois do uso na certeza de receber novos depois). A polícia detectou pontos de drogas entre eles, porém, os identificados em atual situação de condenação ou respondendo a crimes são recolhidos e direcionados aos órgãos competentes. A maioria, inclusive, é oriunda de outras cidades.

"Tem crescido muito o uso de substâncias psicoativas no município. Nem todos são moradores de rua. Há uma mistura entre eles", comentou Isabel do setor de abordagem social da secretária de Assistência Social de Niterói.

     As autoridades presentes solicitaram apoio aos grupos religiosos para não alimentar a população de rua e participantes propuseram a  criação de um espaço público compartilhado para realizar, em dias alternados, seus trabalhos humanitários com estas pessoas evitando assim, o lixo acumulado que prejudica  lojistas e transeuntes e a ideia de vida fácil nas calçadas.

     Sobre a responsabilidade de quem deve cuidar do problema em discussão, as autoridades relataram dificuldades em agir mais ostensivamente e dividem a carga do aumento da drogatição com outros órgãos :

     "Já fomos no MP. Já explicamos a problemática da polícia em agir. Ela não pode agir sozinha sob pena de cometimento de abuso de autoridade... É uma questão de saúde, de órgãos que cuidam de adolescentes e da saúde mental", comentou Dra. Rayssa, delegada titular da 77DP.

          O Presidente do CDL, Luiz Vieira, fez um apelo aos empresários e comerciantes para que façam denúncias oficialmente nas delegacias relatando os arrombamentos em suas lojas, por menor que seja, ajudando na busca dos infratores, tentando evitar nova ação dos mesmos colaborando para reduzir o número de vítimas.

     Algumas delegacias já trabalham com o canal de aplicativo whatsapp, facilitando o envio de fotos e filmagens e agilizando o atendimento. 
Segue abaixo, contatos importantes :

# 77DP - Cel. : (21) 967228152
# 79DP - Cel. : (21) 988018097
# Niterói Presente - Cel. : (21) 9687 12151
# Guardiões da Vida: (12BPM) - Diga não à violência doméstica : Cel. : (21) 973125064
# Disque-denúncia (12BPM) : Tel: (21) 2717- 6865
# Disque-denúncia : Tel. : (21) 22531177

Estiveram presentes na reunião:

1) CMT Cel Sylvio Guerra do 12 Batalhão;
2)Cel Paulo Henrique do Gabinete de Gestão Integrada Municipal;
3) Cel Ricardo do Comando do Corpo de Bombeiros;
4)Del titular Raissa da 77 DP;
5)Del titular Claudio da 76 DP;
6)Del titular  Marcos da 79 DP;
7)Del Jose Paulo da DPCA;
8)Dr.Claudio Presidente da OAB/Nit.
9)Cap David CMT da Niterói Presente;
10) Sra. Izabel Coordenadora da área de abordagem social da Prefeitura de Niterói;
11)Dra Rafaela Presidente da Comissão de Segurança da OAB/Nit.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Social

Nao perca!

AGOSTO LILÁS